Nossos Serviços

Água

     A sustentabilidade do Planeta Terra está diretamente relacionada com a existência de água. Não há vida sem água, seja para consumo direto ou para a manutenção dos ecossistemas. O sistema de abastecimento de água de Bocaiuva, foi projetado em início pelo DNOCS e FSESP e era composto de uma bateria de poços profundos localizados na região do Matadouro Municipal, um reservatório apoiado e rede de distribuição.

Com o desenvolvimento da cidade foi projetado e executado uma Estação de Tratamento de Água, do tipo convencional, além da construção de uma barragem no córrego Sumidouro e de uma adutora para trazer água da barragem até a ETA.


Foi construído também uma adutora de água tratada interligando a ETA ao antigo sistema, através do reservatório existente, onde atualmente é o Departamento Técnico Operacional do SAAE.A Criação do SAAE DE BOCAIUVA se deu em 26 de abril de 1977, por meio da Lei Municipal nº: 1439. Com o aumento da população e a queda de vazão do córrego do Sumidouro houve a necessidade de perfuração de novos poços tubulares, que foi realizado com orientação da FSESP e iniciado obra para captação de água de outra fonte.

Em 1988, foi inaugurada uma nova captação de água. Esta nova captação é realizada no córrego do Onça, com adutora de 39,5Km de extensão que atende uma vazão aproximada de 65l/s. Esta obra foi planejada para abastecer o município por 30 (trinta) anos. Tendo seu horizonte encerrado em 2018. Antes mesmo desta data o volume captado já não era suficiente para o abastecimento da população, fazendo necessária a perfuração de diversos novos poços tubulares.

No início de 2020 o SAAE DE BOCAIUVA, conta com 15.645 economias de água, sendo abastecidas pela captação do Ribeirão do Onça com vazão máxima de 65l/s que sofre variações de vazões durante o ano, acrescido de captações subterrâneas realizadas em 36 poços tubulares existente na cidade que são operados de acordo com a necessidade.

© 2024 Bocaiuva . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.