Nossos Serviços

Esgoto

     O sistema de esgotamento sanitário da cidade de Bocaiuva foi iniciado na década de 1960, com o Prefeito Wan-dyck Dumont. Na década de 1980, foi construído no município por meio de convênio com a FSESP um conjunto de lagoas para o tratamento do esgoto sanitário.

Este projeto de tratamento nunca foi concluído sendo que de três lagoas prevista em projeto apenas duas foi executada, funcionando portando parcialmente.

Este sistema de tratamento, vias lagoas facultativas, funcionou na cidade até início da década de 2000, quando as lagoas foram aterradas e o esgoto passou a ser lançado in natura no Rio Guavinipan.


No período de 1980 a 2000 o SAAE, promoveu a expansão das redes coletores de esgoto na cidade de Bocaiuva, alcançando no final do século passando índice de atendimento de coleta de esgoto sanitário de aproximadamente de 80%. Nas primeiras décadas do século XXI, o SAAE continua com a construção de novas redes coletoras de esgoto sanitário.

O município firmou convênio com a CODEVASF, visando a execução no município de Bocaiuva de obras do Sistema de esgotamento sanitário na sede do município, no âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Paranaíba, dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Este Sistema de esgotamento contemplava a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto, 23 km de rede coletora de esgoto, 4 Elevatórias de esgoto e 2.700 metros de emissários, aproximando o município da universalização da coleta e do tratamento do esgoto sanitário da sede do município.

Depois de diversos percalços este novo sistema de esgotamento sanitário de Bocaiuva foi entregue ao município pela CODEVASF no ano de 2020, ficando deste de então o SAAE DE BOCAIUVA responsável pela operação e manutenção do sistema. No início de 2.020 o SAAE DE BOCAIUVA coletava esgotos sanitários de 14.102 economias, correspondente a mais de 90% de atendimento com coleta.

© 2024 Bocaiuva . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.